05 outubro, 2010

Supremo analisa HOJE (5/10) divulgação sobre processo de Dilma na época da ditadura



O plenário do STM (Superior Tribunal Militar) julga hoje mandado de segurança protocolado pela Folha para que o jornal tenha acesso aos autos do processo que levou Dilma Rousseff (PT) à prisão durante a ditadura (1964-85).

Os ministros do tribunal militar vão analisar o pedido após negativa, feita na semana passada, pelo ministro Marcos Torres, relator do caso. Em sua decisão, Torres alegou que não poderia tomar a decisão antes do STM. Disse ainda que o jornal poderia ter solicitado acesso ao processo anteriormente, e não às vésperas da eleição. No recurso jurídico, a Folha justificou a necessidade do acesso agora para que os leitores tivessem conhecimento do passado de Dilma. 

No dia 17 de agosto, a Folha revelou que o processo sobre a petista estava trancado em um cofre da presidência do STM. O material foi retirado dos arquivos e mantido em sigilo por decisão do presidente do tribunal, Carlos Alberto Marques Soares. Marques Soares alegou querer evitar o uso político do material e também que o processo encontra-se em "estado de fragilidade, de difícil manuseio". 

O mandado de segurança foi protocolado depois que Marques Soares negou acesso ao processo requerido pelo jornal. Taís Gasparian, advogada do jornal, fará sustentação oral, na sessão, pela liberação do processo.

2 comentários:

  1. Sera que liberarao antes do segundo turno? Duvido bastante. Senao por que nao liberaram antes do primeiro? Para favorecer Dilma. Talvez se o tivessem feito Dilma nao tinha ido nem para o segundo turno. Acorda Tribunal!Ai esta uma oportunidade dos senhores serem mais coerentes e voltarem a fazer Justica.

    ResponderExcluir
  2. Realmente de nada vai adiantar se conseguirem só após o segundo turno. Pois se Serra vencer, o objetivo de esclarecer a população sobre quem é Dilma já não se faz necessário, porém se for Dilma quem tiver ganho, ai estaremos em uma semi Ditadura e não conseguirão nunca mais liberar os documentos.

    ResponderExcluir

Quer ter seu blog divulgado no Transparência Política? Veja como na aba da direita, logo ao lado.

Seguidores do Blog T.P.