Dilma vem insistindo em debates de que José Serra, não tem tido o devido sucesso com relação ao ensino fundamental em São Paulo. Tem por vezes espalhado noticias falsas de que a educação está sucateada, seus alunos deixados a deus dará e o salário dos professores desatualizados. Sendo que o PT inclusive está divulgando um Manifesto em Defesa da Educação Pública o qual é nada mais que uma propaganda contra a candidatura de Serra.
Bem amigos, como sou engenheiro, gosto de analisar números e não acreditar em principio dos boatos lançados na mídia, os dados abaixo mostram para nossa análise em números a realidade o comparativo da educação no Brasil e em São Paulo. (fonte IDEB),
- SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
Nota do Brasil - 4,6
Meta nacional - 4,2
Colocação de São Paulo - 2º lugar; só perde para Minas, que obteve 5,6
Notas anteriores:
2005 - 4,7
2007 - 5,0
São Paulo avançou e superou a meta.
- SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nota do Brasil - 4,0
Meta nacional - 3,7
Colocação de São Paulo - 1º lugar
Notas anteriores
2005 - 4,2
2007 - 4,3
São Paulo avançou e superou a meta.
- ENSINO MÉDIO
Nota do Brasil - 3,6
Meta nacional - 3,5
Colocação de São Paulo - 3º lugar - perde para PR (4,2) e SC (4,1) e empata com RS
Notas anteriores
2007 - 3,6
São Paulo avançou e superou a meta.
Quem não cumpriu as metas do Ideb foram quatro dos cinco estados governados pelo PT: Sergipe, Bahia, Piauí e Pará. Sendo São Paulo, Minas e Paraná, estados com as maiores notas (olhe que não são governador por petistas), arrisco-me a dizer que a meta nacional só foi alcançada por que estes estados ajudaram a puxar a nota para cima, não deixando o governo em maus lençóis.
O PT está virando um partido especializado em plantar noticias falsas, ajude-nos a espalhar a verdade!
Desculpe-me
ResponderExcluirMas nesse caso vc está completamente errado, a educação de São Paulo está sim em decadência. Sou professora da Rede estadual e certas "verdades" sobre a educação do Estado de São Paulo simplesmente não existem, se os índices estão na média nacional isso e graças a alguns competentes educadores da rede, pois nós professores nunca tivemos uma realidade tão ruim quanto a do atual momento, somos obrigados a aprovar alunos que não estão capacitados para a série seguinte, porque o sujeito comparece todos os dias na escola, mas o mesmo não tá afim de fazer nada porque sabe que será aprovado.
Outra pergunta é cadê os dois professores por sala? Cadê o aumento de salário? Não sou contra as provas, porém precisamos de qualificação como em qualquer emprego, mas como poderemos nós qualificar se somos obrigados "dobrar" a jornada de trabalho para no final do mês ganhar uma quantia digna de se viver.
Não sou petista, mas pela realidade em que convivo no dia a dia jamais votaria no Serra, é fácil julgar por noticias ou dados que aparecem na mídia, porém vc deve concordar que só podemos tirar conclusões a partir do momento em que vivemos cotidianamente com o problema.
Obrigada!
Caro passos da vida.
ResponderExcluirNão acredito que a realidade seja diferente do que você falou, mas se em SP, os números falam que a educação está assim, imagine no resto do Brasil (as quais tem notas piores que a do estado). Imagine nos estados de Sergipe, Piaui, Pará e Bahia que foram piores que a média nacional (por sinal governados por petistas)
Não podemos criticar apenas São Paulo, mas em todo o Brasil os níveis estão baixos.
Portanto apesar de ser ruim, o estado onde Serra governou apresentou os melhores índices de qualidade de ensino, querendo ou não.