20 outubro, 2010

A gestão de Serra na educação em São Paulo e a verdade em números


Dilma vem insistindo em debates de que José Serra, não tem tido o devido sucesso com relação ao ensino fundamental em São Paulo. Tem por vezes espalhado noticias falsas de que a educação está sucateada, seus alunos deixados a deus dará e o salário dos professores desatualizados. Sendo que o PT inclusive está divulgando um Manifesto em Defesa da Educação Pública o qual é nada mais que uma propaganda contra a candidatura de Serra.

Bem amigos, como sou engenheiro, gosto de analisar números e não acreditar em principio dos boatos lançados na mídia, os dados abaixo mostram para nossa análise em números a realidade o comparativo da educação no Brasil e em São Paulo. (fonte IDEB),

  • SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
Nota de São Paulo - 5,5
Nota do Brasil - 4,6
Meta nacional - 4,2
Colocação de São Paulo - 2º lugar; só perde para Minas, que obteve 5,6
Notas anteriores:
2005 - 4,7
2007 - 5,0
São Paulo avançou e superou a meta.

  • SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nota de São Paulo - 4,5
Nota do Brasil - 4,0
Meta nacional - 3,7
Colocação de São Paulo - 1º lugar
Notas anteriores
2005 - 4,2
2007 - 4,3
São Paulo avançou e superou a meta.

  • ENSINO MÉDIO
Nota de São Paulo - 3,9
Nota do Brasil - 3,6
Meta nacional - 3,5
Colocação de São Paulo - 3º lugar - perde para PR (4,2) e SC (4,1) e empata com RS
Notas anteriores
2007 - 3,6

São Paulo avançou e superou a meta.

Quem não cumpriu as metas do Ideb foram quatro dos cinco estados governados pelo PT: Sergipe, Bahia, Piauí e Pará. Sendo São Paulo, Minas e Paraná, estados com as maiores notas (olhe que não são governador por petistas), arrisco-me a dizer que a meta nacional só foi alcançada por que estes estados ajudaram a puxar a nota para cima, não deixando o governo em maus lençóis.

O PT está virando um partido especializado em plantar noticias falsas, ajude-nos a espalhar a verdade!

2 comentários:

  1. Desculpe-me
    Mas nesse caso vc está completamente errado, a educação de São Paulo está sim em decadência. Sou professora da Rede estadual e certas "verdades" sobre a educação do Estado de São Paulo simplesmente não existem, se os índices estão na média nacional isso e graças a alguns competentes educadores da rede, pois nós professores nunca tivemos uma realidade tão ruim quanto a do atual momento, somos obrigados a aprovar alunos que não estão capacitados para a série seguinte, porque o sujeito comparece todos os dias na escola, mas o mesmo não tá afim de fazer nada porque sabe que será aprovado.
    Outra pergunta é cadê os dois professores por sala? Cadê o aumento de salário? Não sou contra as provas, porém precisamos de qualificação como em qualquer emprego, mas como poderemos nós qualificar se somos obrigados "dobrar" a jornada de trabalho para no final do mês ganhar uma quantia digna de se viver.

    Não sou petista, mas pela realidade em que convivo no dia a dia jamais votaria no Serra, é fácil julgar por noticias ou dados que aparecem na mídia, porém vc deve concordar que só podemos tirar conclusões a partir do momento em que vivemos cotidianamente com o problema.


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Caro passos da vida.
    Não acredito que a realidade seja diferente do que você falou, mas se em SP, os números falam que a educação está assim, imagine no resto do Brasil (as quais tem notas piores que a do estado). Imagine nos estados de Sergipe, Piaui, Pará e Bahia que foram piores que a média nacional (por sinal governados por petistas)
    Não podemos criticar apenas São Paulo, mas em todo o Brasil os níveis estão baixos.
    Portanto apesar de ser ruim, o estado onde Serra governou apresentou os melhores índices de qualidade de ensino, querendo ou não.

    ResponderExcluir

Quer ter seu blog divulgado no Transparência Política? Veja como na aba da direita, logo ao lado.

Seguidores do Blog T.P.