12 outubro, 2010

Proposta Serra, transparência em impostos

Uma das propostas de José Serra, é conscientizar a população sobre a quantidade de impostos que se paga por produto. O qual todo e qualquer, teria seu custo final e a indicação de quanto se está incidindo de imposto no mesmo, dando assim mais consciência politica à população, principalmente para aqueles que não tem ideia da quantidade a qual pagam ao governo.
Para efeitos comparativos, no Brasil se paga aproximadamente 35% em impostos (dado de 2008), já no Japão paga-se 19%, no México 20%, nos Estados Unidos 27%, já na Dinamarca é o país em que se paga mais imposto 48%.
Para que possamos ter uma ideia vou utilizar um comparativo do imposto incidente em automóveis aqui e em outros países, como podemos ver logo abaixo.


Já em números absolutos até o fim do mês de outubro os brasileiros terão pago R$1.000.000.000.000,00 (um trilhão de reais) em impostos, uma quantia relativamente alta.
Porém se for levado em consideração além da quantidade paga, mas também os serviços ofertados pelo governo, nota-se que a máquina do estado é ineficiente, com deficiências que vão desde o saneamento básico, educação à falta de investimento.

Uma simples ideia pode trazer excelente resultados na conscientização política da população, pois o eleitor passaria a cobrar mais seus representantes por resultados. Quem ganha é a democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer ter seu blog divulgado no Transparência Política? Veja como na aba da direita, logo ao lado.

Seguidores do Blog T.P.