25 setembro, 2010

Há fraude nas pesquisas para presidente, governador ou qualquer cargo politico?

As pesquisas realmente refletem a realidade? Tenho recebido diversas informações que as pesquisas de Vox Populi, Datafolha e Ibope, podem estar sendo tendenciosas.
A única ferramenta que possuímos e podemos comprovar, são os dados históricos, entre o que diziam as pesquisas no passado e o que a urna respondeu.
Temos o exemplo da eleição presidencial anterior, entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula (PT), faltando 12 dias para as eleições as pesquisas indicavam vitória do Lula com 50% dos votos contra 29% de Alckmin (diferença próxima a 21%!!!), porém a resposta nas urnas foi de 48,61% para Lula e 41,64% para Alckmin, trazendo a diferença para aproximadamente 6% e não 21 %.
Em outro exemplo, na disputa pelo governo do Paraná, por um lado Osmas Dias e de outro Roberto Requião (PMDB), neste ano (2006) Osmas acusou Requião por fraude nas mesmas pesquisas.  Datafolha informava uma diferença de 14 % entre os candidatos a poucos dias da eleição, com vitória de Requião, e o Ibope de Boca de Urna apontava também a vitória com 6% de diferença, porém o que vimos foi uma das votações mais acirradas do Brasil, onde no resultado das urnas a diferença foi de apenas 0,1% .
Não vou me expor mais exemplos que o pessoal tem me enviado, pois demandaria muito tempo para que tivesse que procurar a veracidade dos fatos, mas já dá pra saber a facilidade que estamos sendo manipulados.
Quem ainda tiver em dúvida, consulte os historicos de sua cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer ter seu blog divulgado no Transparência Política? Veja como na aba da direita, logo ao lado.

Seguidores do Blog T.P.