05 agosto, 2013

Por um Brasil Liberal ou Fora Economia Comunista



Saiu nesta segunda-feira (05/8/13), uma nova projeção do crescimento do PIB para 2,24% ao fim de 2013 (é claro que a revisão veio pra baixo)

E aí o caro leitor imediatista pergunta.  "Tá e dai? Que M é essa de PIB? Eu preciso é pagar o aluguel no fim do mês e se sobrar grana, comprar um celular novo. Pouco me importa  este tal de PIB, isso é coisa de economista".

Bom, não tiro a razão deste leitor, vou continuar desenvolvendo pra responder mais adiante.

Se olharmos para trás nos "escuros" anos 80, quando as taxas de crescimento (agora me refiro ao PIB) eram baixas, o Brasil passava também por um descontentamento geral e vejo algo em comum entre aquele e o atual, como por exemplo, excesso de protecionismo econômico e baixo investimento.

Pra quem não sabe, PIB é o Produto Interno Bruto, é a soma (em $$$), de todos os bens e serviços que uma nação produz. Já a taxa de crescimento é a diferença entre o crescimento do PIB (em termos percentuais) de um ano pra outro.

Lembro-me da época de FHC iniciando o país nos primeiros passos do Liberalismo Econômico, ( o qual Lula definiu como herança maldita), naquela época foram feitas as bases para o crescimento dos anos seguintes, como por exemplo: privatização de empresas (que antes eram cabides de emprego), salvou o sistema bancario da falência, deixou o cambio flutuante, maior abertura economica entre muitas outras. Este modelo veio sustentando o Brasil até hoje, mas como o mercado é dinâmico precisaria que fosse dado continuidade e as modernizações continuassem.

Mas a visão com Dilma é diferente, parece que agora Brasil está muito mais próximo de se afundar numa economia aos moldes cubanos, com forte intervencionismo (exemplo na área elétrica), além de criar diversas categorias de privilegiados, do que procurar ajudar o mercado a crescer com suas próprias pernas.

Mas quanto à pergunta do leitor, se o Brasil não tivesse se contentando com PIBs mais baixos que seus pares, além de insistir nos mesmos erros do governo petista, quem sabe ao invés de pagar o aluguel não estaria usando este dinheiro para quitar uma prestação da casa própria? Ou ao invés de comprar um celular, estaria pensando em investir nas ações da Samsung ou Apple?

O Pior é que não consigo depositar esperança nos jovens hoje em dia, pois vejo muito mais pessoas cultuando Karl Marx, Che Guevara  entre outros ao invés de Adam Smith.


"A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
  Adam Smith (17/7/1790)
 
Fonte:
http://www.infomoney.com.br/
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/taxa-de-investimento-cai-de-19-3-para-18-1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer ter seu blog divulgado no Transparência Política? Veja como na aba da direita, logo ao lado.

Seguidores do Blog T.P.